Abstract:
|
O presente estudo teve o propósito de analisar possíveis desenvolvimentos advindos da implantação dos polos de ensino a distância dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com os objetivos de caracterizar o perfil dos tutores e coordenadores dos polos de apoio presencial, descrever a percepção dos coordenadores e tutores dos polos sobre as características empreendedoras, competências desenvolvidas e modificações na vida dos estudantes, além de descrever possíveis mudanças nas dinâmicas econômicas, sociais e populacionais das cidades as quais contém os polos. O trabalho trata de um estudo descritivo, quantitativo, bibliográfico e levantamento de dados que foi possível de ser realizado através do auxílio de um questionário enviado aos tutores e coordenadores pela internet dos polos de educação a distância. Dentre a obtenção dos principais resultados após o advindo da educação a distância para as cidades observadas, foi notável uma mudança em relação a evolução educacional, além de mudanças nas dinâmicas sociais, populacionais e econômicas entre as cidades obervadas, corroborando com o pressuposto do propósito geral do trabalho mostrando cada vez mais que a chave para o desenvolvimento é a educação. |