Abstract:
|
Este artigo tem o objetivo de estudar a transmissão do conhecimento tácito na Educação à Distância (EAD), mas que poderá ser referência, meio de pesquisa ou suporte para a educação virtual em geral. O Método foi o de revisão bibliográfica e um experimento prático como pesquisa exploratória. Concluiu-se que alguns tipos de conhecimento são muito difíceis de serem explicitados em meios convencionais como livros, filmes e palestras, requerendo experiência presencial e práticas entre professor e alunos. Mas, utilizando internet, câmera e microfone foi perfeitamente possível transferir conhecimento tácito complexo em 18 minutos com performance comprovada, contra 54 minutos e desistência do aluno no sistema convencional. Custos com transporte foram reduzidos, as aulas mostraram uma dimensão lúdica e prazerosa para o professor e para o aluno o conhecimento foi efetivamente internalizado. E, com a facilidade da grande maioria dos computadores portáteis terem acesso à internet, câmara e microfone embutidos que instigam a utilização para desenvolvimento para esse tipo de atividades. |