Abstract:
|
Diante da relevância das Instituições de Ensino Superior tem na sociedade, da importância que os gestores têm sobre as atividades realizadas nessa organização e das necessidades de se entender como se desenvolve o trabalho das pessoas que ocupam esta posição, o objetivo desse trabalho consistiu em identificar as principais demandas de desenvolvimento percebidas pelos gestores de uma universidade pública federal para o exercício da sua função gerencial. Foi aplicado um survey online aos ocupantes de cargos de direção e função gratificada de uma IFES pública onde foi solicitado que cada respondente (N=206) indicasse o seu grau de preparo para o exercício de um conjunto de atividades gerenciais. Foram identificadas quatro dimensões principais: uma relacionada à tomada de decisão (6 itens, alpha= 0.899); comunicação externa (5 itens, alpha= 0.903); comunicação interna (4 itens, alpha= 0,834); e acompanhamento do trabalho dos funcionário (8 itens, alpha= 0,915). Esse resultado permitiu identificar principais pontos a serem abordados em um programa de desenvolvimento gerencial, assim como identificar um conjunto básico de competências que caracterizam o trabalho dos gestores em uma IFES pública. |