Abstract:
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O Plano Nacional de Educação-PNE (BRASIL, Lei 13.005,2014) define, dentre suas estratégias, a integralização de, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos nos cursos de graduação, através de programas e projetos de extensão em áreas de pertinência social, o que desafia as instituições de ensino superior brasileiras a repensarem suas concepções e práticas extensionistas, o currículo e a própria universidade. De cunho bibliográfico, descritivo, e prospectivo, o presente artigo apresenta um breve histórico dos Planos Nacionais de Educação sob a perspectiva do ensino superior versus o quadro teórico que resgata a trajetória da extensão universitária no Brasil. Seu objetivo é dimensionar, a partir da observação-participante em instituições comunitárias de ensino superior e em eventos promovidos pelo FOREXT, trajetórias possíveis da implementação da estratégia 12.7. Apresenta a síntese de um mapa conceitual alicerçado na quadríade extensão-pesquisa-ensino-gestão, na reconexão social/territorial das instituições, na ressignificação do ensino superior e no reconhecimento da extensão como função acadêmica integrada ao currículo. |