AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: TRAJETÓRIA E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: TRAJETÓRIA E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE

Mostrar registro completo

Título: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: TRAJETÓRIA E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE
Autor: BRASIL, WALTERLINA
Resumo: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES no Brasil fez 10 anos em 2014. A duração do sistema significa que o processo de avaliação se consolidou e garante a inserção da atividade na rotina das Instituições de Ensino Superior no país. Dentro deste sistema as três vertentes (Avaliação de Curso, dos Estudantes e da Instituição) estabelecem os parâmetros de qualidade para o ensino superior. Como estudo de caso, destacamos uma Universidade que, durante a existência do SINAES, passou por apenas duas experiencias de avaliação institucional. Estes eventos coincidem com o momento em que, tanto o país quanto a própria Instituição, passavam por eventos de grande crise. Para uma universidade de grande importância para o Estado em que se insere, recuperar e discutir a consolidação da avaliação institucional contribui para entender os desafios desta atividade em relação a gestão universitária. O trabalho apresenta os passos seguidos na avaliação de 2006 e 2013 e discute as lacunas e superações gerenciais para adoção da avaliação em situações atipicas, contribuindo para compreensão sob o potencial que tem as IES de aprender ou não a partir da avaliação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136032
Data: 2015-12-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
101_00135.pdf 401.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar