Abstract:
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Os diversos países vêm organizando sistemas de avaliação externa e interna das instituições de Educação Superior com a intenção de acreditação, qualificação, accountability e controle. Neste contexto, o presente estudo, organizado na perspectiva dos estudos comparados, pretende discutir os princípios e os critérios orientadores dos processos de avaliação interna e externa que incidem sobre a organização das instituições de Educação Superior do Brasil, de Cabo Verde e de Moçambique. Uma das contribuições, dos estudos comparados, é perceber no outro a possibilidade de aprender comunicativamente diante do mundo que nos é comum. Assim, concluímos que a expansão da Educação Superior, nos países envolvidos no estudo, evidenciou as demandas sociais por oportunidades de ensino, às quais desencadearam o aumento nos investimentos dos Estados com a Educação Superior pública, provocando pressões por maior transparência e responsabilização no uso dos recursos públicos. Por isso, entende-se que a criação de sistemas de avaliação externa vincula-se à necessidade de regulação dos Estados e à indução da qualidade dos sistemas educacionais, num cenário de diversificação de modelos institucionais, de expansão do acesso à Educação Superior e de integração e de reconhecimento internacional. |