ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

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ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

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Título: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Autor: MOREIRA, KATIA DENISE; RODRIGUES, LUCI MARI APARECIDA; DIAS, ILANE FRANK; VALE, JULIANA CIDRACK FREIRE DO; VENDLER, MARIZE HELENA DA ROSA; GUIMARÃES, FERNANDA
Resumo: Atender as singularidades da educação no campo e outras necessidades específicas de regiões caracterizadas pela diversidade social é um ato social urgente. Nesse sentido, este estudo de caso apresenta uma análise de como aconteceu o processo da participação social na implantação do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto ao objetivo é descritiva. Em relação às técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a bibliográfica, a documental e entrevistas semiestruturadas, com seis atores sociais envolvidos diretamente com o curso. Como categorias de análise utilizaram-se os critérios de avaliação da qualidade democrática dos processos participativos, de Castellà e Parés (2012), com foco nas dimensões “Quem participa?” e “Sobre o que se Participa?”. Os resultados da pesquisa apontaram que os critérios citados foram contemplados no momento de implantação do curso. No entanto, constatou-se que atualmente ocorre um distanciamento dos movimentos sociais em relação ao acompanhamento das políticas e ações inerentes ao curso.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136007
Data: 2015-12-04


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