INCLUSÃO SOCIAL – PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DOS CURSISTAS NO PROGRAMA PRONATEC, PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB NO CAMPUS TAGUATINGA.

DSpace Repository

A- A A+

INCLUSÃO SOCIAL – PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DOS CURSISTAS NO PROGRAMA PRONATEC, PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB NO CAMPUS TAGUATINGA.

Show full item record

Title: INCLUSÃO SOCIAL – PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DOS CURSISTAS NO PROGRAMA PRONATEC, PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB NO CAMPUS TAGUATINGA.
Author: LIMA, MARCILENE BARROS; AQUINO, ROSEANE DE SOUZA; LIMA, MARIA JOSÉ BARROS; OLIVEIRA JUNIOR, OSCAR GALDINO DE
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre a inserção dos cursistas no programa PRONATEC, para a qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho. A metodologia aplicada foi por meio da pesquisa bibliográfica e relatórios gerados ao longo dos cursos: Recepcionista e Auxiliar Administrativo e Operador de Computador, no Instituto Federal de Brasília - IFB no campus Taguatinga. Os resultados alcançados da análise do estudo desses cursos, foi por meio dos eventos e visitas técnicas realizadas pelos discentes dos cursos Pronatec em suas aplicações no mercado de trabalho. Conclui-se que o programa PRONATEC possibilitou a inclusão e capacitação de alunos que não estudavam há muitos anos e buscavam uma qualificação melhor para enfrentar o mercado de trabalho. Para estudos futuros, recomenda-se aplicação de pesquisas relacionadas ao monitoramento e avaliação dos cursos do Programa PRONATEC, de modo, a saber, os resultados alcançados aos longos dos 04 anos de implantação desse programa.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136005
Date: 2015-12-04


Files in this item

Files Size Format View
101_00094.pdf 618.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar