Abstract:
|
Paralelamente ao crescimento da internacionalização das atividades industriais cresce também a expansão internacional das instituições de ensino superior. Como se realiza este processo? De que maneira a internacionalização destas instituições é mensurada e avaliada? Responder estas indagações é o principal objetivo deste trabalho que busca identificar quais as etapas a serem percorridas para a construção de um sistema de mensuração e avaliação da internacionalização do ensino superior. A partir desta identificação, com visão holística, um conjunto de dimensões e elementos aos indicadores é proposto levando em conta o contexto da instituição, o alinhamento da estratégia frente aos objetivos com o propósito de alcançar melhores práticas de internacionalização. O estudo é exploratório e desenvolvido a partir da revisão de literatura sobre a evolução e críticas acerca dos principais indicadores de desempenho existentes. Os resultados alcançados estão relacionados ao ordenamento das dimensões já presentes nos indicadores analisados, a identificação das etapas necessárias para o desenvolvimento do processo, a inclusão de indicadores do tipo financeiro e a adição da perspectiva externa como parte do processo de auto-avaliação. |