GOVERNANÇA ALINHADA A COMPLEXITY LEADERSHIP: CONTRIBUIÇÕES PARA UM MODELO CONCEITUAL DE ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

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GOVERNANÇA ALINHADA A COMPLEXITY LEADERSHIP: CONTRIBUIÇÕES PARA UM MODELO CONCEITUAL DE ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

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Title: GOVERNANÇA ALINHADA A COMPLEXITY LEADERSHIP: CONTRIBUIÇÕES PARA UM MODELO CONCEITUAL DE ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Author: SANTOS, LETÍCIA LEITE DOS; PINHEIRO FILHO, CLODOALDO; SILVA NETO, JOSÉ MOREIRA DA; SILVA, ROSÁLIA MARIA PASSOS DA
Abstract: O objetivo deste artigo é criar variáveis para análise da governança sob a lente da Complexity Leadership e do Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União. As varáveis servirão como base para elaboração de um instrumento de coleta de dados que será aplicado junto ao corpo diretivo de uma Instituição de Ensino Superior Pública. O argumento para justificar tal estudo parte da importância da governança e da liderança para cumprimento da função social dessas Instituições, local de interações complexas no qual a liderança e processo de gestão são essenciais para criação de um ambiente que seja capaz de desenvolver o potencial humano e explorar todas as oportunidades criadas nesse ambiente. A metodologia utilizada para formação do estudo foi análise documental, onde buscou-se por meio do Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União e da pesquisa bibliográfica sobre a Complexity Leadership, correlacionar os temas. Deste modo foram definidas três variáveis de análise que servirão de base para formulação do instrumento de coleta.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135912
Date: 2015-12-04


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