Abstract:
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As universidades passaram a assumir novos papéis e relações na sociedade do conhecimento. Criadas como instituições de ensino, incorporam a pesquisa e o desenvolvimento econômico e social como missões, o que exige formas diferentes de relacionar com o governo e a indústria, discutidos amplamente na perspectiva da inovação e do empreendedorismo. Este artigo visa realizar uma reflexão teórica sobre a inovação e o empreendedorismo no âmbito acadêmico, relacionando-as com as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão das universidades brasileiras. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir dos resultados parciais de uma revisão sistemática da literatura e na experiência prática dos autores. Resulta que o principal desafio das universidades brasileiras no século XXI é o de incorporar a inovação e empreendedorismo nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, de forma que o conhecimento passe efetivamente a contribuir com o desenvolvimento econômico e social regional. No ensino, o desafio é fazer com que metodologias e ambientes inovadores de ensino o tornem pertinente ao aluno, formando empreendedores e não apenas empregados. Na pesquisa, o desafio é fazer com que sejam desenvolvidos, não somente conhecimentos básicos, mas também conhecimentos aplicáveis para a solução de problemas. Na extensão o desafio é criar meios para efetivamente realizar extensão do conhecimento, fazendo com que promova o desenvolvimento econômico e social e ofereça uma formação mais ampla e em contextos onde aluno está inserido. |