Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes

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Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Cristiano José Castro de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Esper, Aulina Judith Folle pt_BR
dc.date.accessioned 2015-10-27T03:10:40Z
dc.date.available 2015-10-27T03:10:40Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 335693 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135823
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Diferentemente dos estudos da liderança, as pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes são bastante recentes. Diversos fatores contribuíram para esse fato, sendo bastante relevante a predominância, durante longo tempo, das abordagens dos traços, que considerava que uma pessoa já nasce líder, não sendo necessário desenvolvê-lo, e ainda da abordagem comportamental, que trabalhava com o aprimoramento de habilidades específicas, sem adentrar na dimensão do desenvolvimento de adultos envolvida com o tema. Como forma de contribuir com as pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes, desenvolveu-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema, com o objetivo de desenvolver um modelo de análise de programas de desenvolvimento de líderes. Com base nesse modelo analítico, este trabalho desenvolve uma análise comparativa de cinco propostas do desenvolvimento de líderes, tratando-se das propostas do Center for Public Leadership, do INSEAD Global Leadership Centre, do International Masters in Practicing Management e do Center for Creative Leadership, além do desenvolvimento de líderes autênticos (ALD). Os cinco modelos foram apresentados e analisados com base nos critérios: o discurso orientador do modelo, os fundamentos do modelo; do conceito de líder; conceito de liderança; fundamentos da concepção de aprendizagem; processo de aprendizagem, composto pelo objetivo e pelo processo de desenvolvimento; e ainda o nível de profundidade da aprendizagem, com base na classificação proposta por Day e Sin (2011). Os modelos analisados partem de bases distintas para a promoção do desenvolvimento de líderes, mas têm em comum, em sua grande maioria, a compreensão de que o processo de desenvolvimento de líderes ocorre principalmente com base nas experiências de vida dos participantes e no envolvimento em atividades em grupos, sendo esse o caminho para que as mudanças comportamentais possam se consolidar na vida dos líderes e na forma como estes atuam nas suas organizações.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Unlike leadership studies, research on the leader development are quite recent. Several factors contributed to this, including the predominance for a long time of the trait approach, which considered that a person was born as a leader, and then there is no need to develop him, and also the behavioral approach, that dealt with the enhancement of specific skills, without embarking on the adult development dimension involved with leadership. Contributing to the research on leader development, an integrative review of the literature on leader development was developed, with the goal of developing a framework of analysis of leader development programs. Based on this analytical framework, this paper develops a comparative analysis of five proposals of developing leaders, with regard to the proposals of the Center for Public Leadership, the INSEAD Global Leadership Centre, the International Masters in Practicing Management, the Center for Creative Leadership, and the development of authentic leaders (ALD). The five models were presented and analyzed based on the following criteria: the guiding discourse; the foundation of the model; the concept of leader; concept of leadership; foundations to the conception of learning; learning process, composed by the objective and the development process; and yet the level of learning, based on the classification proposed by Day and Sin (2011). The analyzed models have different bases to promote leader development, but have in common, mostly, the understanding that the leader development process is mainly based on life experiences of the participants and the involvement in group activities, considering that as as the path for consolidating the behavioral changes in leader s personal life and in the way they work in their organizations. en
dc.format.extent 225 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Liderança pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem de adultos pt_BR
dc.title Análise comparativa de programas de desenvolvimento de líderes pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lapolli, Édis Mafra pt_BR


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