Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação

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Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação

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Título: Sistematização da aplicação do brand dna process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
Autor: Tarachucky, Laryssa
Resumo: Por sua capacidade de fortalecimento de diversos setores econômicos da cidade, a criação e gestão contínua de marcas territoriais vem recebendo ampla atenção mundialmente. E, por ser, assim como a cidade, produto de construção coletiva, interessa ao desenvolvimento e gestão da marca da cidade perceber e alinhar suas ações com políticas contemporâneas de desenvolvimento urbano. O estímulo do setor de inovação da cidade de Florianópolis/SC foi objeto de estudo do Projeto Rota da Inovação, que obteve no modelo de cidade criativa as respostas para as demandas essenciais da marca a ser criada. A presente pesquisa busca apresentar a relação entre design, branding e políticas urbanas e, com base na sistematização da experiência de construção da marca Floripa Conecta, descrever e analisar os fatores que conduziram o Projeto Rota da Inovação ao resultado gerado. Para tanto, busca-se compreender que tipo de ambientes facilitam a disseminação, adaptação e exaptação de boas ideias, como se dá a formação e evolução da imagem da cidade e, assim, reconhecer os aspectos que compõem o éthos criativo de um dado território. Esta pesquisa faz uso da técnica de pesquisa-ação, analisando a aplicação do Brand DNA Process no Projeto Rota da Inovação, realizado pelo LOGO/UFSC. Como resultado, apresenta-se uma análise da aplicação do Brand DNA Process como ferramenta de apreensão e comunicação da imagem urbana com vistas à adaptação da cidade a novos cenários, considerando o território como espaço de trocas sociais únicas e levando em conta a percepção de lugar e a influência da marca territorial na experiência de lugar tanto no contexto turístico quanto no contexto das relações socioculturais locais. São apresentadas também as principais necessidades de adaptação para a aplicação da metodologia a territórios e são feitas recomendações para futuros processos. Esta pesquisa é decorrente dos estudos realizados no curso de mestrado em Design (Pós-Design/UFSC), tratando do tema ?metodologia de projeto em design gráfico?. O tema proposto também é desenvolvido na linha de pesquisa ?Gestão estratégica do design gráfico?, no contexto do grupo de pesquisa LOGO ? Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional.<br>Abstract : For its capacity of developing various economic sectors of the city, the creation and ongoing management of territorial brands has received widespread attention worldwide. And being product of collective construction ? as well as the city is ? it interests to the city brand development and management to understand and align its actions with contemporary urban development policies. Actions for stimulating Florianópolis? innovation sector were studied by the project named Projeto Rota da Inovação, which had in the creative city model answers to the essential demands of the brand supposed to be created. This research aims to present the relationship between design, branding and urban policies and, based on the systematization of Floripa Conecta brand building experience, to describe and to analyze the factors that led Projeto Rota da Inovação to its result. Therefore, this thesis seeks to understand what kind of environments facilitate the dissemination, adaptation and exaptation of good ideas, how the formation and evolution of the city's image happens and thus recognize the aspects that make up the creative ethos. The research makes use of action research technique, analyzing the application of Brand DNA Process to Projeto Rota da Inovação, conducted by LOGO/UFSC. As a result, it is presented an analysis of the application of Brand DNA Process as an urban image apprehension and communication tool in order to adapt the city to new scenarios, considering the territory as unique social exchange space and taking into account the perception of place and the influence of territorial brand on the experience of place in both tourism context and in the context of socio-cultural local relations. It is also presented the main adaptation needs to the application of this methodology to territories and some recommendations are made for future cases. This research is the result of studies in the master course in Design (Pós-Design/UFSC), dealing with the theme "design methodology in graphic design". The theme is also developed in the research track "Strategic Management Graphic Design" developed by the research group called LOGO.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135776
Data: 2015


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