A otobiografia de Thomas Bernhard: por uma Origem indecidível e redentora

DSpace Repository

A- A A+

A otobiografia de Thomas Bernhard: por uma Origem indecidível e redentora

Show full item record

Title: A otobiografia de Thomas Bernhard: por uma Origem indecidível e redentora
Author: Ribeiro, Helano Jader Cavalcante
Abstract: Esta tese tem como objetivo investigar o procedimento da escrita de si de Thomas Bernhard, sua Origem, a partir de uma ideia que ela mesma monta: entender os escritos de si como um exercício de escuta. Trata-se de um relato de vida do que se ouve e não do que realmente houve. Nem verdade, nem mentira, mas, ao mesmo tempo, verdade e mentira, ou seja, é falar de uma otobiografia que opera sorrateiramente no campo do indecidível, que não se deixa enclausurar em um gênero. Essa estranha instituição bernhardiana é aberta, livre, e não permite sua apreensão pelos discursos totalitários de fechamento. Ela toma forma, assim, de uma escritura de resistência. Deste estranho limbo indecidível surge o ator Thomas Bernhard [um falso mentiroso] e suas performances permeadas de exageros e repetições teatrais que apontam, deste modo, através de suas máscaras, para a desestabilização das representações. Esse é, sobretudo, um gesto político. No trabalho arqueológico proposto na presente tese o pulo original [Ursprung] a essa mesma Origem se revela redentor a partir do momento em que Thomas Bernhard decide contar a história dos vencidos.<br>Abstract : This thesis aims to investigate the self-writing procedure by Thomas Bernhard, its Origin, from an idea that it presents to us: understanding self-writings as a listening exercise, it is a life story of what is heard rather than what really has happened. Neither truth nor lie, but at the same time, truth and lie, that is, talking about an otobiography operating surreptitiously in the field of the undecidable, which cannot be cloistered in a genre. This strange Bernhardian institution is open, free, does not allow its apprehension by the totalitarian speeches of enclosure, and thus being shaped as a writing of resistance. From this alien, undecidable limbo arises the actor Thomas Bernhard [a false liar] and his performances permeated with exaggerations and theatrical repetitions that link, thus, through their masks, to the destabilization of representations. This is, mainly, a political gesture. In the archaeological work proposed in the following thesis the primordial leap [Ursprung] to that same Origin is revealed redeeming from the moment Thomas Bernhard decides to tell the history of the vanquished.
Description: Tese (doutorado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135496
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View
335059.pdf 1.310Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar