A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980)

DSpace Repository

A- A A+

A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author França, Denise Medina de Almeida
dc.date.accessioned 2015-10-01T20:26:14Z
dc.date.available 2015-10-01T20:26:14Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135358
dc.description Dissertação defendida no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática - PUC-SP, 2007, 206fls. com anexos
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo analis ar as alterações curriculares e a legislação de ensino que lhes deu origem, por meio dos documentos oficiais de orientação curricular, direcionados par a o ensino de matemática na escola primária paulista no período de 1960 a 1980, pois queremos saber de que modo, foi oficializado o Movimento para esse ní vel de ensino, a fim de compreender os processos de apropriação realizados pe la equipe da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo do ideário do MMM. Para isso, estudamos teses, dissertações, e coletamos documentos relacionados ao tema. Selecionamos O Programa da Escola Primária do Estado de São Paulo , de 1969; os Guias Curriculares para o Ensino de 1º Grau , de 1975; e os Subsídios para a Implementação dos Guias Curri culares de Matemática − Álgebra e Geometria − de 1981 para aprofundamento de nossa análise. O proc esso também englobou o cotejamento dos documentos escolh idos com as LDB/61 e a LDB/71. Complementando essas informações, consideramos nas entrevistas realizadas com protagonistas do MMM, suas memórias como fontes, e por isso tratada como um conhecimento produzido, reconstruído at ravés da crítica e da reinterpretação do passado, sob o olhar do hoje. Na articulação das questões, fizemos uso da abordagem da história cultural e nos apoiamos nos conc eitos de representação, apropriação e estratégias postas por C hartier (1991) e De Certeau (1982). As considerações teórico-metodológicas ta mbém foram apoiadas em Le Goff (1992), que nos auxiliou nas análises; e em Fa ria Filho (1998) que nos amparou na análise da Legislação educacional. Conc luímos que, no período estudado, os documentos oficiais foram utilizados como estratégia, produzida pelo Estado, de reformulação curricular e divulgação, para implementar as novas diretivas para o ensino de matemática, na escola prim ária paulista. Comprovamos também a oficialização do ideário do MMM no Ensino Primário por meio desses documentos, relacionando-os com as transfo rmações na estrutura do currículo de matemática com as normativas impostas pela LDB 4.024/61 e LDB 5672/71. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Matemática
dc.subject História da Educação Matemática
dc.subject Movimento da Matemática Moderna
dc.subject Ensino primário
dc.subject Documentos oficiais
dc.title A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertacao_Medina.pdf 5.543Mb PDF View/Open Dissertação Medina

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar