Title: | Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade |
Author: | Sabiá, Ana Paula |
Abstract: |
Nesta pesquisa foram investigados alguns dos muitos sentidos da maternidade na contemporaneidade, utilizando como principal método para elaboração e problematização do material estético-analítico, a construção de retratos fotográficos de nove mulheres-mães, que vivenciavam os primeiros doze meses subsequentes ao parto. Os retratos das mães, junto a seus filhos, foram realizados nas casas das participantes e contém um elemento comum a todas: um varal de roupas. Neste, foram colocados objetos, especialmente selecionados pelas mulheres retratadas, que servem como signos de comunicação visual/plástica a respeito de suas experiências maternas. Tais objetos são, aqui assumidos, como transmissores de sentidos, arquitetam discursos visuais e comunicam sua biografia, tanto utilitária quanto afetiva, amalgamadas às das retratadas.Partindo da Madonna, que simboliza o perfeito amor materno na arte cristã ocidental, buscou-se apresentar um panorama referencial que contextualiza a temática da maternidade pela perspectiva das teorias feministas, explicitando a faceta crítica ante os discursos ideológicos, ainda vigentes, que determinam controle e condicionam modos de existência das mulheres na nossa sociedade. Nesse sentido, a Madonna - como símbolo artístico de mãe perfeita e amor incondicional - é justificada como uma impossibilidade concreta na vivência cotidiana. A Virgem, marcada de paradoxos, é então apresentada como referência e fonte de questionamentos na arte contemporânea e nos variados modos de existência, através de tantas artistas que fazem da fotografia a linguagem principal de questionamento na busca de desconstrução e ressignificação deste símbolo.<br> Abstract : In this study we investigated some of the many meanings of motherhood in contemporary times, using as its primary method for preparation and questioning the aesthetic and analytical material, the construction of photographic portraits of nine women-mothers, who experience the first twelve months following the birth. The portraits of mothers with their children were held in the homes of participants and contains an element common to all: a clothesline. In this, objects specially selected by the portrayed women, serving as visual/plastic communication signs about their maternal experiences. Such objects are taken here as transmitters of senses, building visual discourses and communicating their biography, both utilitarian and affective, amalgamated to the portrayed. From the Madonna, which symbolizes the perfect mother love in Western Christian art, it is sought to provide a reference picture that contextualizes the theme of motherhood on the perspective of feminist theories, explaining the critical facet before ideological discourses still in force determining, controlling and conditioning ways of existence of women in our society. In this sense, Madonna - as an artistic symbol of the perfect mother and unconditional love - is presented as a practical impossibility in daily life. The Virgin, marked by paradoxes, is then presented as a reference and source of questions in contemporary art and several forms of existence, through so many artists who use photography as the main language of proposing questions in search of deconstruction and re-signification of this symbol. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134955 |
Date: | 2015 |
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334088.pdf | 3.831Mb |
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