dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Marques, Carlos Alberto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Gustavo Gaciba da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-09-15T04:08:23Z |
|
dc.date.available |
2015-09-15T04:08:23Z |
|
dc.identifier.other |
334169 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134949 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho promove reflexões sobre a formação inicial de professores, especialmente de Ciências da Natureza com ênfase na Química, por meio das compreensões de bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), impresso no subprojeto do Campus São José, acerca das significações desse programa em sua formação. Para isso, a pesquisa foi organizada em dois momentos: análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com oito bolsistas ID do curso. A análise dos dados foi conduzida por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) que levou a cinco categorias: (1) Desenvolvimento do Trabalho Colaborativo, com a subcategoria Relações Interpessoais no Desenvolvimento de Projetos na Escola; (2) Articulação teoria-prática, com a subcategoria Desenvolvimento de Experiências Metodológicas e Instrumentos Didáticos; (3) Ambientação com o PIBID; (4) Articulação IF-SC ? Escola: O Papel dos Sujeitos no Processo Formativo e (5) Importância do Programa na Ótica dos Licenciandos: Conhecer o Futuro e Valorizar o Presente. Embora o PIBID seja um Programa em processo de avaliação/construção como política nacional de formação inicial de professores, mediante a análise dos documentos e as entrevistas dos bolsistas ID foi possível compreender que existem potencialidades e limitações no programa analisado. Os bolsistas destacam como positivo: o trabalho colaborativo com diversos sujeitos institucionais e com colegas não bolsistas; o de ser uma experiência mais significativa do que o estágio de regência e de observação; e por alcançarem mais autoconfiança para o exercício da docência. Como dificuldades e limitações, os estudantes relatam: a ocorrência de momentos de tensão com os supervisores do PIBID e com a coordenação/direção das escolas; a adaptação ao Programa no início dos trabalhos; a desinformação dos responsáveis institucionais sobre os reais objetivos do programa e seu papel no processo formativo dos licenciandos. Como conclusão, evidenciam-se potencialidades do PIBID IF-SC no aperfeiçoamento da profissionalização desses licenciandos/bolsistas, especialmente no momento em que estes se aproximam com maior intensidade da realidade da escola pública e passam a entender como devem conduzir certas dificuldades a serem enfrentadas nos primeiros anos da futura profissão.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : This work promotes reflections about the initial training of teachers in the Nature Science, emphasizing Chemistry, through the comprehensions of allowanced students (AS) about the meanings the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (Institutional Program of Scholarship for Initiation into Teaching) casted on their training, bringing as research object the Program in the Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), taken part in the subproject from the São José Campus. The research was organized in two moments: documental analysis and semi structured interviews with eight AS in the course. The analysis was conducted by Discursive Textual Analysis (DTA), which lead to five categories: (1) Development of Collaborative Work, with the subcategories Interpersonal Relationships in the Project Development in the School; (2) Theory-Practice Articulation, subcategorized in Development of Methodological Experiences and Didactical Instruments; (3) Setting in the Program; (4) IF-SC and School Articulation: role of the subjects in the training process; e (5) Importance Granted to the Program by the Students: knowing the future and valuing the present. Although the PIBID is a program in process of being evaluated/constructed as a national politic for initial training of teachers, throughout the documental analysis and the interviews it was able to comprehend that there are possibilities and limitations in the program studied. The students highlighted as positive actions: the collaborative work with many subjects in the institution and others outside the program; an experience more meaningful than the teaching internship and classes observations; the confidence they have gotten to teach. As difficulties and limitations of the program, they enrolled: the tension moments among them, the supervisors of the program and the coordination in the schools; the adaptation to the works in the beginning of the project; the unawareness of the institutional responsible subjects about the real goals of the program and its role in the training process of teachers. In conclusion, it is evidenced the potentialities of PIBID IF-SC for the improvement of the professionalization of these students/future teachers, especially when they get close to the reality of state schools and they get to understand how they should approach certain difficulties faced in the first years of profession. |
en |
dc.format.extent |
136 p.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Química |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de quimica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
Significações do PIBID à formação para a docência na percepção de licenciandos em Ciências da Natureza/Química do IF-SC/SJ |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |