O método intuitivo na aritmética primária de Calkins e Trajano

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O método intuitivo na aritmética primária de Calkins e Trajano

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Villela, Lucia Maria Aversa
dc.contributor.author Carneiro, Rogerio dos Santos
dc.date.accessioned 2015-08-31T18:46:13Z
dc.date.available 2015-08-31T18:46:13Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134651
dc.description CARNEIRO, Rogerio dos Santos. O método intuitivo na aritmética primária de Calkins e Trajano. 2014. xii : 113 f. : 29,7 cm. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Severino Sombra, Vassouras/RJ, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A inquirição realizada para a construção desta dissertação, que pertence à linha de pesquisa: História da Educação Matemática, intentou investigar a conceituação e disseminação do método intuitivo, e a sua presença no Manual de Lições de Coisas, mais especificamente no que se refere ao ensino de aritmética, de Norman Allison Calkins, tradução de Rui Barbosa de Oliveira, e na Arithmetica Primária de Antônio Bandeira Trajano. Tendo um aporte teórico-metodológico da História Cultural, fundamentado por Marc Bloch, André Chervel, Alain Choppin e Dominique Julia, dentre outros autores/pesquisadores. Os dados levantados nesta pesquisa. e portanto tomados como fontes históricas, foram colhidos em livros, recortes de jornais, leis, decretos, dentre outros registros fundamentaram essa pesquisa. A análise das fontes revelou “novas” práticas pedagógicas, mudanças de significado para o ensino de número e a introdução de novos conteúdos na Aritmética escolar, à medida que vinha sendo constatada a presença do ensino alicerçado pelo método intuitivo na aritmética primária de Trajano e Calkins. Observou-se a importância destes livros, e consequentemente seus autores, para os desenvolvimentos educacionais vivenciados durante o século XIX e início do século XX. Esmiuçando a leitura analítica de cada uma das aritméticas analisadas, interligando as ilustrações vinculadas aos conteúdos, atividades, e as organizações dos exercícios, desvendamos os contextos metodológicos utilizados por seus autores. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.title O método intuitivo na aritmética primária de Calkins e Trajano pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Rogerio_Carneiro_dissertacao_Fim.pdf 1.944Mb PDF Visualizar/Abrir Rogerio_Dissertação
Rogerio_Carneiro_produto_Fim.pdf 742.4Kb PDF Visualizar/Abrir Rogerio_produto_Artimética_tunel_do_tempo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar