Viabilidade jurídica do transporte aquaviário de passageiros e cargas leves na navegação de cabotagem brasileirade jurídica do transporte aquaviário de passageiros e cargas leves na navegação de cabotagem brasileira

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Viabilidade jurídica do transporte aquaviário de passageiros e cargas leves na navegação de cabotagem brasileirade jurídica do transporte aquaviário de passageiros e cargas leves na navegação de cabotagem brasileira

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lebre, Eduardto Antonio Temponi
dc.contributor.author Marques, Igor
dc.date.accessioned 2015-07-22T17:36:32Z
dc.date.available 2015-07-22T17:36:32Z
dc.date.issued 2015-07-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133941
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo confrontar o paradigma histórica e politicamente assentado na preferência brasileira pelo transporte terrestre rodoviário, mediante a verificação da viabilidade jurídica da implantação da prestação do serviço de transporte aquaviário misto de passageiros e cargas na navegação de cabotagem brasileira. O estudo da viabilidade jurídica da implantação de um sistema de transporte marítimo de passageiros e cargas leves importa em um rompimento crítico à atual predominância no Brasil pelo modal de transporte rodoviário. Com esta finalidade, a presente pesquisa teve início abordando a importância histórica e econômica da atividade da navegação. O objetivo central refere-se à questão jurídica no Ordenamento Brasileiro, pesquisa da legislação de regência acerca das atribuições e competências hierárquicas, por parte da União, mediante a Administração Pública no que se refere à concessão de outorgas para exploração comercial de linhas de transporte marítimo de passageiros e cargas leves, passando pelos requisitos e procedimentos necessários para exploração da atividade objeto por Empresa Brasileira de Navegação (EBN), outorga, concessão da prestação de serviço, bem como o afretamento de embarcação, bem como a autorização e concessão para exploração de instalações portuárias segundo a recente Lei dos Portos (Lei n. 12.815/2013). Como resultado, verificou-se sim existrir viabilidade jurídica para exploração do modelo de transporte proposto, com a atribuição do processo de outorga a cargo da Agência Nacional dos Transportes Aquviários. Contudo, o setor ainda carece de maior regulamentação por parte deste órgão, o que, nos termos da Resolução n. 1.886, de 8 de dezembro de 2010 da ANTAQ aguarda o impulso por parte do mercado neste sentido. pt_BR
dc.format.extent 78 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject transporte aquaviário pt_BR
dc.subject caboragem pt_BR
dc.subject passageiros pt_BR
dc.subject veículos pt_BR
dc.subject cargas leves pt_BR
dc.title Viabilidade jurídica do transporte aquaviário de passageiros e cargas leves na navegação de cabotagem brasileirade jurídica do transporte aquaviário de passageiros e cargas leves na navegação de cabotagem brasileira pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC -- Viabilid ... e cabotagem brasileira.pdf 8.986Mb PDF Visualizar/Abrir Viabilidade Jurídica do Transporte Aquaviário de Passageiros e Cargas Leves na Navegação de Cabotagem Brasileira

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar