Abstract:
|
A correta determinação das características fundamentais que descrevem uma embarcação ainda na fase do projeto preliminar e/ou conceitual é fundamental para assegurar o desempenho do navio e a otimização do projeto. Além de reduzir o retrabalho, reduzindo o tempo e os custos associados às alterações ao longo do projeto. Este trabalho visa analisar os diferentes modelos empíricos para estimativas preliminares dos coeficientes de forma de um navio mercante. Esses modelos foram deduzidos por diferentes autores em época distintas, desde 1962 com Alexander até a mais recente proposta de Jensen publicada em 1994. O problema em questão está na avaliação da confiabilidade das fórmulas empíricas apresentadas, tendo em vista que os projetos das embarcações sofreram mudanças ao longo dos anos, visando garantir maior segurança e melhor desempenho. O objetivo do presente trabalho é avaliar numericamente a evolução ao longo dos anos da capacidade de cada modelo empírico em refletir as características dos projetos existentes. O estudo se concentra na análise de navios mercantes e de embarcações de apoio, que foram analisados com o auxílio do programa Excel. Os resultados, de forma geral, indicam os modelos com a melhor e a pior aderência para cada tipo de embarcação estudado e a evolução desses resultados ao longo dos anos. |