Abstract:
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O estágio em jornalismo é um assunto controverso há décadas. Enquanto prestação de serviços profissionais, a prática é proibida por lei desde 1979. Todavia, a questão vem sendo intensamente discutida desde 1997, quando, após longa negociação entre a Fenaj e demais entidades do campo da comunicação, aprovou-se uma proposta de bases para a realização do estágio acadêmico. Com a homologação das novas Diretrizes Curriculares à graduação em Jornalismo, ratificada pelo MEC em setembro de 2013, o estágio em Jornalismo, até então facultativo na grade curricular das escolas, passou a ser obrigatório para todos os cursos do país. Neste contexto de adaptação à obrigatoriedade do estágio, esta monografia tem por objetivo construir um panorama dos estágios dos estudantes do Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC, considerando: (a) a problematização do tema Estágio no Ensino Jornalismo; (b) o mapeamento das principais características dos estágios dos alunos matriculados no segundo semestre de 2014, a partir da aplicação de uma survey a 130 estagiários ou ex-estagiários; (c) e a análise crítica do estágio como componente na formação de jornalistas, realizada com base em entrevistas em profundidade com estagiários, docentes e pesquisadores diretamente envolvidos com a temática. |