Abstract:
|
Esta pesquisa parte do princípio de que a comunicação e a cultura organizacional se constituem e de que ambas são essenciais para o fazer das organizações. A partir disso, o objetivo geral é compreender a relação entre a comunicação e a cultura organizacional na Meu Móvel de Madeira (MMM). A MMM é uma empresa catarinense que vende móveis e objetos de decoração, exclusivamente, pela internet para todo o Brasil. Por meio do estudo de caso, buscamos responder aos seguintes objetivos específicos: (1) identificar a cultura organizacional da MMM; (2) analisar como se organiza e se manifesta na MMM as modalidades da comunicação organizacional integrada – institucional, interna e administrativa, mercadológica e digital. Utilizamos no estudo o modelo de comunicação organizacional integrada proposto por Kunsch (2003, 2008) e adaptado por Corrêa (2005). Em seguida, analisamos as duas perspectivas ‘comunicação nas organizações’ e ‘comunicação como organização’ levando em consideração que essas não são excludentes, mas complementares, conforme Casali (2006). Abordamos a cultura organizacional tendo como principais autores Schein (2007), Freitas (1991a, 1991b) e Fleury (1996, 2005). Entre os resultados da pesquisa, a confirmação de que é pela comunicação que a cultura organizacional se constitui, sendo que a cultura orienta as decisões nas modalidades da comunicação organizacional para que essas possam ser legítimas, simétricas, dialogadas, transparentes e sinceras com seus públicos. |