Perfil socioeconômico de consumo e grau de satisfação dos pacientes atendidos na clínica odontológica da Universidade Federal de Santa Catarina

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Perfil socioeconômico de consumo e grau de satisfação dos pacientes atendidos na clínica odontológica da Universidade Federal de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Amante, Cláudio José
dc.contributor.author Rinaldi, Gustavo
dc.date.accessioned 2015-07-03T02:25:41Z
dc.date.available 2015-07-03T02:25:41Z
dc.date.issued 2015-05-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133538
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetivou determinar o perfil socioeconômico e de consumo dos pacientes atendidos nas clínicas odontológicas da Universidade Federal de Santa Catarina e seu grau de satisfação, através de um questionário aplicado na Sala de Espera, contendo perguntas relativas aos indicadores sociais do entrevistado, ao critério de classificação econômica Brasil – Perfil do consumidor de produtos e serviços tecnológicos, e dados da utilização de serviços odontológicos e do grau de satisfação dos usuários. A análise de dados foi realizada através da escala nominal, com base em medidas estatísticas descritivas. Foram entrevistados 106 usuários, entre os março e abril de 2015, havendo predominância feminina (62,26%), com uma faixa etária principalmente composta por indivíduos dos 34 - 41 anos (20,34%), com Ensino fundamental 1 completo ou Fundamental 2 incompleto (29,24%). Houve prevalência da Classe B2 (41,50%). Os motivos mais frequentes de busca do serviço pelos usuários foram: Custo Elevado da Odontologia e o Encaminhamento de Unidades de Saúde, com 26,41%. Em relação ao grau de satisfação, a média foi de 1,03 (em escala de -2 até 2), sendo quesito de maior satisfação a Qualidade do Serviço Prestado (média 1,28) e menor grau de satisfação as Instalações e Equipamentos Utilizados no Serviço (com média 0,80). Assim, essa pesquisa contribuiu pela identificação do perfil socioeconômico e de consumo e do grau de satisfação dos usuários dos serviços das clínicas odontológicas da UFSC, embora novos estudos sejam necessários para melhor compreensão desses importantes fenômenos para o atendimento odontológico e para organização de serviços. pt_BR
dc.format.extent 25 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Perfil socioeconômico pt_BR
dc.subject Grau de satisfação pt_BR
dc.subject Pacientes pt_BR
dc.title Perfil socioeconômico de consumo e grau de satisfação dos pacientes atendidos na clínica odontológica da Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC Gustavo Rinaldi Odontologia.pdf 1.423Mb PDF Visualizar/Abrir Perfil socioeconômico de consumo e grau de satisfação dos pacientes atendidos na clínica odontológica da UFSC.

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