O brincar como estimulação da linguagem oral: promoção de saúde na escola

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O brincar como estimulação da linguagem oral: promoção de saúde na escola

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Título: O brincar como estimulação da linguagem oral: promoção de saúde na escola
Autor: Medeiros, Beatriz dos Santos
Resumo: Introdução: O fonoaudiólogo na escola deve atuar na prevenção e na promoção de saúde, visando a criação de condições favoráveis e eficazes possibilitando que as capacidades de cada envolvido neste âmbito possam ser desenvolvidas ao máximo. Assim, o fonoaudiólogo poderá auxiliar o professor, por exemplo, nos aspectos da estimulação da linguagem oral da criança. Dessa forma, o ato de brincar traz muitas vantagens para a construção da criança. Essa atividade tão característica da infância e da escola pode proporcionar junto à capacitação de experiências, uma contribuição para um desenvolvimento posterior. Objetivo:Analisar a brincadeira como atividade de promoção da linguagem oralna concepção do professor da Educação Infantil. Metodologia: estudo do tipo transversal qualitativo. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Infantil Flor do Campus, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A população constituiu-se de seis professores que trabalham nesta instituição de Educação Infantil. A coleta dos dados foi obtida através de um questionário estruturado, entre março e maio de 2015. Este trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Maternidade Carmela Dutra sob o número CAAE: 913.057Resultados: Sobre os aspectos sócio demográficos obteve-se que a média de idade dos sujeitos foi de 27,16 anos, sendo cinco do sexo feminino e um do sexo masculino. Três formados em Pedagogia e três em formação acadêmica (pedagogia). O tempo de atuação dos sujeitos varia de um a nove anos. Observou-se que os professores do estudo utilizam a brincadeira para a estimulação da linguagem oral. De forma geral possuem conhecimento sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da linguagem, mas notou-se uma dificuldade em diferenciar a linguagem e fala. Constatou-se também que os próprios professores perceberam a necessidade de capacitações sobre a linguagem oral e que concordam com a atuação do fonoaudiólogo na educação infantil, apesar de alguns não conhecerem a atuação deste profissional no ambiente escolar. Conclusão: Com a realização desta pesquisa observou-se que os professores do estudo demonstraram saber da importância do brincar para o desenvolvimento e estimulação da linguagem, utilizam o brincar para tal estimulação, percebem a importância do fonoaudiólogo na educação infantil, mesmo não tendo conhecimento das ações desenvolvidas por este profissional. Salienta-se enfim, que o brincar com todas as suas características e dinâmica auxilia o desenvolvimento da linguagem oral, propiciando e promovendo à criança reflexões sobre as interações que ocorrem em sua rotina. Assim, o fonoaudiólogo em parceria com o pedagogo pode construir um ambiente educacional favorável para que as habilidades comunicativas e potencialidades das crianças sejam desenvolvidas, isto é promoção de saúde escolar.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133452
Data: 2015-06-29


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