Abstract:
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Os zoológicos são locais que possuem um grande potencial educativo, onde se tem o animal como tema gerador de assuntos ligados à preservação ambiental. Estas instituições podem desempenhar um papel importante na educação formal e não formal de seu público. O Zoológico de Pomerode, onde as pessoas tem a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza, possui uma perspectiva sobre as questões ambientais que pode subsidiar a prática pedagógica a ser adotada por instituições similares, por educadores e estudantes que a procuram. Está aberto à visitação diariamente. O objetivo deste estudo é detectar a percepção ambiental de seus visitantes e os conhecimentos relacionados aos animais. Entrevistas foram realizadas em julho de 2013 e janeiro de 2014 com 140 pessoas, a análise dos dados foi de forma qualitativa através da análise conteúdo e posteriormente os dados foram passados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 17.0) para uma análise de componentes com correlação de Pearson de P < 0,05. A pesquisa aponta que os visitantes estão cada vez mais conscientizados, em relação ao papel dos zoológicos e são bastantes críticos quando se trata dos recintos. No entanto, o zoológico ainda precisa desenvolver estratégias de comunicação e transmissão de informações, como por exemplo, informações sobre as funções dos zoológicos. |