Title: | Genética cidadã no livro didático: análise de coleções de biologia integrantes do programa nacional do livro didático 2012 |
Author: | Pereira, Beatriz |
Abstract: |
Este trabalho aborda a formação para a cidadania no conteúdo de Genética dos livros didáticos (LDs) de Biologia. A formação para a cidadania foi estabelecida como uma das finalidades da educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Neste contexto, observa-se que a Genética encontra-se presente na vida da população diariamente, principalmente através da mídia, e assuntos como DNA, biotecnologia, transgênicos, teste de paternidade, clonagem, não são mais termos desconhecidos dos cidadãos. Tendo em vista ainda que os LDs são importantes recursos pedagógicos para a formação dos alunos, relevantes para o currículo e que o governo gasta bilhões de reais com programas de seleção, compra e distribuição destes materiais para todo o país, o presente trabalho objetivou identificar, caracterizar e discutir a presença da Genética Cidadã (GC) em coleções didáticas de Biologia distribuídas para as escolas estaduais do município de Florianópolis no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. Para realização do trabalho, foram selecionadas três coleções didáticas mais presentes nas escolas estaduais de Florianópolis. Posteriormente, foram identificados trechos de GC nestes LDs. Para analisar os trechos de GC encontrados, foram elaborados critérios de análise, reunidos sob dois aspectos: 1) Caracterização das coleções didáticas e 2) Caracterização dos trechos de GC. Foram encontrados 34 trechos de GC nas três coleções didáticas analisadas. Os trechos estavam presentes em uma figura, em exercícios e, principalmente, em caixas de texto, apartados do texto principal. Verificou-se que há um distanciamento entre o discurso científico escolar, que recebe destaque no texto principal, e outras abordagens, como a GC, discursos da mídia, que ficam em sua maioria restritos a caixas de texto This work discusses the education for the citzenship in Genetics topics present in Biology didactic textbooks. The citizen education was established as one of the basic education aims by the Law of guidelines and bases for national education, in 1996. In this context, Genetics can be found in everyday population life, mainly by the media. Themes as DNA, biotechnology, transgenic, paternity test and cloning, are not anymore unknown by the population. As the didactic textbooks are an important teaching resource for the students education, relevant to school curriculum, and as the Brazilian government spends billions of reais with the choose, purchase and distribution of those books for the whole country, this work aimed identify, characterize and discuss the presence of the Genetic for Citzenship (CG) in Biology didactic textbooks collections distributed for state public schools in Florianópolis city, within the National Program of Didactic Textbooks 2012. Three didactic collections, which are most frequent in public schools in Florianopolis, were chosen. After this, parts in those textbooks that bring the CG contents were identified. In order to analyse the CG contents found, analysis criteria were formulated, arranged under two features: 1) Characterization of didactic collections and 2) Characterization of CG contents. It was found 34 parts of CG contents in the three didactic collections analysed. Those parts were in an image, in exercises and, mostly, in text boxes, isolated from the main text. It was verified that there is a detachment between the school scientific discourse, which is highlighted in the main text, and other approaches, like the CG and media discourses, which are restricted to text boxes. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132767 |
Date: | 2013 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCCBeatrizPereira.pdf | 4.648Mb |
View/ |