Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências

DSpace Repository

A- A A+

Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências

Show full item record

Title: Como os insetos são levados às escolas: uma análise de livros didáticos de Ciências
Author: Magalhães, Arthur Prado Fleury
Abstract: Este trabalho é o resultado de uma investigação de como os insetos são apresentados nas coleções didáticas de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental. Foram escolhidos os livros que abordam o tema “seres vivos” de três coleções integrantes do Programa Nacional do Livro Didático 2011, com ampla distribuição na rede municipal de ensino de Florianópolis. Optou-se por analisar apenas as seções dos livros que traziam o assunto de forma predominante. Para a análise, foram estabelecidos critérios organizados em cinco aspectos encontrados nos livros didáticos: presença e organização do tema, texto, imagens, atividades propostas e abordagem. Entre as três coleções existe uma variação de número de páginas dedicadas ao assunto insetos. Os textos, em geral, não possuem muitos erros conceituais e a utilização da terminologia científica é satisfatória. O assunto nos livros é organizado em seções com objetivos pedagógicos específicos, havendo muitos textos destacados do texto principal. Nestes textos estão presentes muitas oportunidades de contextualização. As imagens em geral são boas e bem exploradas, deixando a desejar apenas nas legendas e na tentativa de fornecer uma escala pra compreensão dos animais representados. Em todos os livros analisados, existem seções de atividades propostas com questões objetivas e reflexivas. Um dos livros analisados não possui quase nenhuma questão situação-problema. Poucas atividades práticas são sugeridas. A abordagem dos livros privilegia aspectos morfofisiológicos, ecológicos e antropocêntricos, com forte viés utilitarista. Em apenas uma coleção a abordagem ecológica sobressai à morfofisiológica. Em todas as coleções a abordagem evolutiva é pobre, e há pouca articulação entre as abordagens, gerando um empecilho para o entendimento dos contextos ambientais dos animais estudados.This work presents the result of an investigation about how the insects are exposed in Science textbooks collections used in elemntary school school. Only the volumes which bring the “living beings” theme of three collections indicated by the National Program of Didactic Textbooks 2011, with wide distribution among Florianópolis municipal schools, were chosen for analysis. It was decided to analyze the chapters in which the subject was prevailing. For this evaluation, it was stated several analysis criteria divided in five features found in the textbooks: presence and organization of subject, text, images, proposed activities and approach. There is a variation in the number of pages devoted to the subject among the three collections. In general, the texts don’t presente many mistakes and the use of scientific terminology is satisfactory. The textbook is organized in divisions with particular educational aims, with several extra texts from the main text. In those texts, there are many contextualization opportunities. The images are good and used properly, only failing the captions and the attempt to provide scale for comprehension of the pictures. All the textbooks analyzed have divisions that proposes objectives questions. One of the textbooks almost doesn’t have reflexive questions. Few practical work is proposed. The textbooks’ approach focuses on morphophysilogical, ecological and anthropocentric features. The evolutionary approach is scarce in all collections and there are few links among the diferent approaches, making the the animals’ environmental backgrounds hard to realize.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132766
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
TCCArthurPradoFleuryMagalhães.pdf 1.018Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar