Title: | Contextualização no ensino de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal De Santa Catarina a partir da visão de alunos egressos |
Author: | Locatelli, Julia Schadeck |
Abstract: |
Esta pesquisa buscou explorar a promoção da contextualização nas diversas atividades que compõem o curso de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa parte do princípio da contextualização por auxiliar a superar a fragmentação e isolamento dos conhecimentos, promovendo maior relação entre os saberes e a realidade e interferindo na construção de visões de mundo mais amplas. Para tal avaliação, um questionário foi enviado via correio eletrônico e respondido por alunos egressos do curso, com questões objetivas referentes à relação promovida entre os conhecimentos e os contextos – social, das problemáticas ligadas à natureza, científico e histórico. Em outra parte do questionário, foi solicitado aos egressos que associassem cinco palavras a “Biologia” e a “Meu curso de Biologia”, que relatassem as motivações que tiveram para ingressar nesta graduação e seus comentários adicionais. Tais questões deram suporte aos dados quantitativos obtidos no questionário e trouxeram outros aspectos quanto ao curso em questão. Pela quantificação das respostas quanto à contextualização, é possível inferir que as disciplinas estavam mais distanciadas dos contextos em questão se comparadas com as outras atividades, sendo que destas mostraram-se mais contextualizadas os Trabalhos de Conclusão de Curso e os grupos da graduação, seguidos pelas Atividades Científico Culturais, Atividades de Extensão e estágios de pesquisa. Ainda, ficou evidente que o contexto das problemáticas ligadas à natureza foi o mais relacionado nas atividades deste curso, dissociado, entretanto, das questões sociais, que foram menos abordadas em grande parte das atividades. This study aimed to analyze the contextualization of the various activities that forms part on the degree in Biological Sciences from the Federal University of Santa Catarina. The assay focuses on the contextualization, for it assists to overcome the fragmentation and gaps between knowledge’s, resulting on a more integrated relation between subjects and the reality and interfering on the conception of a broader worldview. For such evaluation, a questionnaire was sent by electronic mail and replied by graduated students, using objective questions about the relation made between knowledge and the contexts – social, of the issues related to nature, scientific and historical. Further in the survey it was requested from the interviewed to associate five words to “Biology” and “My Biology course”, to report their motivations to entering this course and additional comments. Such questions supported the quantitative data achieved in the form and pointed others aspects of this course. Measuring the answers regarding contextualization, we can infer that the disciplines were more distant from the contexts concerned if compared with others activities, showing to be more contextualized the Final Paper and university groups, followed by Scientific-Cultural Activities, Outreach Activities and research internships. Also, it was clear that the context of the issues related to nature was the most discussed in the activities of this course, dissociated, however, from the social context, which was less handled in most activities |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132689 |
Date: | 2013 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCCJuliaSLocatelli.pdf | 1.119Mb |
View/ |