Os fungos na escola: análise dos conteúdos de micologia em livros didáticos do ensino fundamental de Florianópolis.

DSpace Repository

A- A A+

Os fungos na escola: análise dos conteúdos de micologia em livros didáticos do ensino fundamental de Florianópolis.

Show full item record

Title: Os fungos na escola: análise dos conteúdos de micologia em livros didáticos do ensino fundamental de Florianópolis.
Author: Rosa, Marcelo D’Aquino
Abstract: O presente trabalho analisa criticamente os conteúdos de Micologia de livros didáticos utilizados nas dez maiores escolas básicas municipais de Florianópolis. Foram analisadas, ao total, cinco diferentes obras de 6ª a 9ª série, listadas no Guia Nacional do Livro Didático. Como critérios de análise, estabeleceram-se aqueles de caracterização da presença do tema, correção conceitual, observação das imagens, menção à saúde humana, inserção do conteúdo no cotidiano do estudante, relação dos fungos com outros seres vivos e tipos de exercícios propostos pelos autores. Foram encontrados pequenos erros em cada uma das coleções, o que indica necessidade de algumas reformulações e aprimoramento das mesmas. Cada uma das cinco obras analisadas apresentou falhas em um dos critérios empregados. Apesar deste trabalho ter analisado apenas o conteúdo relativo a Micologia, ele pode servir de auxílio ao professor na análise de outros conteúdos, uma vez que os critérios propostos podem adequar-se a outros componentes curriculares presentes em livros didáticos de ciências naturais.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132379
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
20092-MarceloDAquinoRosa.pdf 1020.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar