Abstract:
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O presente trabalho analisa criticamente os conteúdos de Micologia de livros didáticos utilizados nas dez maiores escolas básicas municipais de Florianópolis. Foram analisadas, ao total, cinco diferentes obras de 6ª a 9ª série, listadas no Guia Nacional do Livro Didático. Como critérios de análise, estabeleceram-se aqueles de caracterização da presença do tema, correção conceitual, observação das imagens, menção à saúde humana, inserção do conteúdo no cotidiano do estudante, relação dos fungos com outros seres vivos e tipos de exercícios propostos pelos autores. Foram encontrados pequenos erros em cada uma das coleções, o que indica necessidade de algumas reformulações e aprimoramento das mesmas. Cada uma das cinco obras analisadas apresentou falhas em um dos critérios empregados. Apesar deste trabalho ter analisado apenas o conteúdo relativo a Micologia, ele pode servir de auxílio ao professor na análise de outros conteúdos, uma vez que os critérios propostos podem adequar-se a outros componentes curriculares presentes em livros didáticos de ciências naturais. |