Avaliação do efeito neuropsicofarmacológico do suco dos frutos de passiflora edulis variedade flavicarpa degener em camundongos.

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação do efeito neuropsicofarmacológico do suco dos frutos de passiflora edulis variedade flavicarpa degener em camundongos.

Show full item record

Title: Avaliação do efeito neuropsicofarmacológico do suco dos frutos de passiflora edulis variedade flavicarpa degener em camundongos.
Author: Costa, Ana Paula Ramos
Abstract: O Brasil é o primeiro produtor mundial de Maracujá, com uma área plantada de 35.000 ha, gerando aproximadamente 485.000 toneladas de frutos. O fruto é de grande importância econômica, de onde se extrai o suco concentrado e os subprodutos da industrialização do suco tais como cascas, polpa e sementes, utilizados na alimentação animal. Além disso, um grande número de espécies do gênero Passiflora é utilizado em sistemas terapêuticos tradicionais em vários países. Em geral, o efeito medicinal calmante é obtido da infusão das folhas e flores e da polpa do fruto (suco) e, apesar disso, a maioria dos estudos científicos na área é feita somente com extratos das folhas dessas espécies. Com base nisso, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito do suco da espécie mais comercializada no país (Passiflora edulis flavicarpa) no Sistema Nervoso Central (SNC) de camundongos. Os camundongos foram divididos em 5 grupos experimentais (7-8 animais/tratamento): controle positivo (droga-padrão para o modelo), 50 mg/kg, 100 mg/kg e 300mg/kg do suco de Passiflora edulis e solução controle (salina 0,9%). Os animais foram avaliados nos seguintes testes comportamentais: Transição Claro-Escuro (TCE), Campo Aberto (CA), Sono Etéreo (SE), Convulsões Induzidas por Pentilenotetrazol (PTZ) e Suspensão pela Cauda (SC). Utilizamos o teste da TCE para avaliar um possível efeito tipo-ansiolítico do suco. Para excluir qualquer prejuízo motor, após a observação no teste da TCE, os animais passaram pelo teste do CA. Os resultados demonstraram que o suco na dose de 50 mg/kg possui efeito significativo do tipo ansiolítico. Além disso, os resultados obtidos nos testes do CA e do SE sugerem um possível efeito estimulante, provavelmente por desinibição do SNC. No teste das convulsões induzidas por PTZ o suco não foi capaz de diminuir a severidade e a letalidade dos animais, apesar disso, parece agir na proteção do SNC contra as convulsões. Já no teste da SC não obtivemos resultados significativos, o suco não parece, portanto, ter efeito do tipo antidepressivo. Para melhor avaliar os efeitos do suco, faz-se ainda necessária a utilização de outros modelos animais de ansiedade e comportamentos relacionados.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132327
Date: 2015-04-24


Files in this item

Files Size Format View
20092-AnaPaulaRCosta.pdf 278.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar