Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos

Mostrar registro completo

Título: Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos
Autor: Araújo, Daniel Ramos de
Resumo: A preocupação com a sustentabilidade da agricultura e com a qualidade dos alimentos estimula o mercado de produtos orgânicos, fazendo com que aumente a produção e comercialização desses produtos. A dificuldade do consumidor em perceber os atributos dos produtos orgânicos frente aos convencionais faz com que os mesmos, compreendidos como bens de crença, dependam de uma forte regulação da cadeia produtiva, através de legislação específica e sistemas de certificação para garantia da qualidade do produto e diminuição de fraudes. A proposta deste trabalho foi desenvolver um aplicativo Android para smartphones capaz de facilitar o acesso a informação oficial e confiável sobre a certificação dos produtos orgânicos e os pontos de venda próximos ao consumidor. Pretende-se assim contribuir para o fortalecimento e confiabilidade da cadeia produtiva, além de reduzir o custo da informação, através de uma ferramenta de apoio ao consumidor.Growing concerns about sustainable agriculture and food quality boosts the organic market, raising the production and commercialization of those products worldwide. The consumer's difficulty in noticing the different attributes of organic products compared to conventional, results in the classification of them as Belief Goods and the creation of a regulation and certification system for the whole chain, aiming to diminish frauds and ensure quality. Within this framework, this work aim was to develop an Android-based application for smartphones, capable to easy the access to official information about organic certification and points of sale near the consumer. Making this we hope to contribute to fortify the organic food chain and reduce the information cost, through an support tool available to the end-consumer.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132101
Data: 2014-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
DANIEL RAMOS DE ARAÚJO.pdf 495.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar