POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E INTERLOCUÇÃO COM A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES AO PARFOR/UFRB/BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E INTERLOCUÇÃO COM A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES AO PARFOR/UFRB/BRASIL

Show full item record

Title: POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E INTERLOCUÇÃO COM A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES AO PARFOR/UFRB/BRASIL
Author: Silva, Neilton da; Lima, Tatiana Polliana Pinto de; Almassy, Rosana Cardoso Barreto; Almassy Júnior, Alexandre Américo
Abstract: A formação de professores da Educação Básica tem sido compreendida como uma questão histórica, constituindo-se uma necessidade que carece de ser pensada no âmbito das políticas públicas brasileiras; e das responsabilidades dos atores sociais, das instituições e dos entes federados envolvidos no processo. Portanto, é relevante pensar a formação de licenciados na perspectiva das instituições de Educação Superior e, principalmente, do ponto de vista dos docentes universitários que mediam a formação de professores-cursistas, pelo fato destes estarem em efetivo exercício nas escolas públicas. Dessa forma, objetivou-se compreender as implicações dos docentes universitários na formação profissional dos professores-cursistas da Licenciatura em Ciências da Natureza do PARFOR/UFRB/Brasil. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e documental, com uso de memoriais descritivos elaborados pelos formadores, como instrumento de coleta de dados, bem como dos princípios da análise de conteúdo temático. Conclui-se que os docentes universitários têm contribuído para a política de formação de professores, que a maioria desconhece os dilemas e as necessidades na escola básica, cabendo investir mais na experiência profissional dos professores-cursistas, para que seu aprendizado repercuta nos contextos de ensino em que atuam.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132049
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-351.pdf 358.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar