Abstract:
|
Partimos do pressuposto que as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem uma responsabilidade social de fomentar ações que aproximem o que é produzido na universidade. Neste sentido durante o período de 2012/2013 buscando qualificar a formação e propor novas metodologias para as aulas de Educação Física, foi desenvolvido um trabalho junto aos professores da rede municipal de Bagé/RS, que teve como característica a pesquisa de intervenção. Foram três meses de discussões, diagnósticos, reflexões e principalmente um estudo dentro do método da pesquisa-ação. Toda a pesquisa foi orientada e conduzida seguindo os ciclos da pesquisa-ação defendidos por Tripp (2005). Os resultados foram obtidos através da realização de oficinas com filmagens, fotos, registros das anotações do trabalho de campo, onde constatamos o envolvimento e adesão dos professores durante a pesquisa, favorecendo a nossa análise de percepção quanto ao desenvolvimento dos mesmos durante todo o processo. É possível afirmar que o processo da pesquisa-ação, sob a forma de intervenção, cumpriu seu papel contemplando a efetivação de dois aspectos: o primeiro no que se refere à possibilidade de intervir positivamente na realidade do professor de Educação Física da escola e o segundo de favorecer o retorno social da pesquisa. |