Title:
|
COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO |
Author:
|
Lizote, Suzete Antonieta; Verdinelli, Miguel Angel; Bervian, Luciana Merlin; Nascimento, Sabrina do
|
Abstract:
|
O objetivo deste estudo foi avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Os resultados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Já as dos conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033
|
Date:
|
2014-12-05 |