Abstract:
|
Este texto pretende tecer conversações entre Humberto Maturana (2009) e o conceito foucaultiano do “cuidado de si”, a fim de pensar uma Educação que tenha como prerrogativa a aceitação do “outro como legítimo outro”. Busca relacionar os conceitos de Maturana e de Foucault acerca de uma vida ética, que reconhece o outro como legítimo outro, e que cuida de si cuidando do outro também num processo de gerir pessoas através da liderança ética e servidora. Pensa-se em uma educação cujo anseio seja o de promover subjetividades que se constituam a partir das práticas éticas de convivência. Por uma sociedade mais harmônica e igualitária, uma educação que aposte na formação de sujeitos construtores de si mesmo e de uma vida mais bela no coletivo da escola, com um processo iniciado na gestão de pessoas das instituições, e no caso específico deste artigo, o projeto “Novos Rumos da DGP”, que entende o gestor como líder que inspira e influencia a outras pessoas por entender que liderar é servir, é cuidar de si e do outro numa relação que promove uma vida bonita, porquanto transformada. |