Abstract:
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A Gestão orientada por Indicadores de Desempenho se consolida cada vez mais como uma prática de gestão e, ao reconhecer uma Universidade como um mundo repleto de informações, é importante saber escolher aquelas que são relevantes. Dessa forma, os indicadores assumem duas funções básicas: de descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento, bem como analisar as informações presentes com base nas anteriores de forma a realizar proposições valorativas. Esse artigo apresenta uma proposta de indicadores institucionais, tendo em vista a importância da elaboração e utilização destes, como grandes norteadores e apoiadores de decisões no âmbito da gestão universitária. Ao respeitar instrumento atualizado que subsidia os atos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior de janeiro de 2014, que possui cinco eixos temáticos a serem avaliados, estabeleceu-se 25 critérios a serem mensurados com a proposição de pelo menos um indicador para cada quesito. Tal proposta de indicadores inclui uma série deles com características indutoras, que visam nortear os processos de planejamento, monitoramento, avaliação e informação das unidades institucionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como suas rotinas acadêmicas e administrativas. |