Abstract:
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Este artigo apresenta a proposta de viabilização do acompanhamento sociopedagógico para minimizar a retenção e evasão dos estudantes cotistas e não cotistas da UFSM, inclusos no Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Social e Racial, em andamento desde o acesso em 2008. O Programa previu, ainda, ações de acesso e permanência que incluem a consolidação de estruturas institucionais, algumas não criadas. É necessário avaliação sobre sua eficiência, aspecto que poderá ser prejudicado pela não implementação integral dos mecanismos propostos. Em advento à Lei Federal 12.711/12, houve adaptações no Programa e o Programa Permanente de Acompanhamento e Apoio Sociopedagógico - coordenado pelo Observatório de Ações Afirmativas para Ingresso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul – AFIRME, visa dar a conhecer o planejamento estratégico do binômio acolhimento/acompanhamento, levando a efeito aulas de reforço antes do início do semestre e posterior acompanhamento em todos os semestres, para um melhor desempenho naquelas disciplinas correspondentes nos Cursos de graduação. A nova gestão que assumiu em 2014 colocou a proposta do acompanhamento pedagógico como projeto piloto, o que indica que alguns entraves estão sendo vencidos, com destaque orçamentário para realizar o pleito. |