Abstract:
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A pesquisa analisa a dimensão da participação na gestão universitária, tomando como base os Planos Diretores das maiores universidades brasileiras. O Plano Diretor (PD) é tradicionalmente um instrumento de gestão que caracteriza os objetivos para o território municipal. Todavia, ao longo dos anos, outros espaços foram se utilizando dos planos diretores, como as universidades públicas brasileiras, como instrumento de gestão. A discussão sobre o papel deste instrumento remete à dimensão da participação na sua gestão e de que maneira esta se processa na construção desse instrumento. A pesquisa desenvolvida realiza uma a análise qualitativa sob uma abordagem interpretativa (GIL, 2002) do mapeamento dos planos diretores das maiores universidades públicas brasileiras a fim de buscar uma maior compreensão de como a dimensão da participação é abordada na edificação destes PDs. Os achados da pesquisa indicam que o envolvimento de um público maior deve ser precedido pela profusão da informação, tornando, assim, mais clara, acessível e transparente a construção desse instrumento. Portanto, a legitimidade do discurso da participação perpassa pelo devido envolvimento dos agentes inseridos no território, bem como a influência direta destes nas tomadas de decisão na gestão do campus. |