Abstract:
|
Objetivo: Este estudo tem como objetivo contextualizar a concepção da educação superior brasileira, modelo de estrutura predominante e análise dos dados dos órgãos oficiais do ano de 2001 até 2010; porém, não tem a pretensão de abarcar o assunto na totalidade e na sua ampla complexidade. Métodos: Classifica-se como levantamento e análise crítica e trata-se de estudo brevemente retrospectivo, baseado em revisão documental, de literatura e de dados estatísticos. Quanto à técnica de coleta de dados, foram utilizados documentos e bancos de dados quantitativos, os quais foram analisados a partir da revisão crítica embasada em referencial teórico específico. Resultado: Demonstra que a educação superior brasileira caracteriza-se por sua ampla diversidade institucional, cuja realidade é múltipla e problemática porque, mesmo com seu desenvolvimento ao longo dos anos, a educação superior foi tratada como serviço e não como direito social. Conclusões: Ainda que consideremos seu processo histórico, suas características peculiares e as políticas públicas emanadas recentemente, percebe-se que a educação superior ainda enfrenta enormes desafios e a sua perspectiva não é clara frente à missão que possui com a sociedade brasileira contemporânea. |