ÁREAS DE CONHECIMENTO COMO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DOCENTE: O CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

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ÁREAS DE CONHECIMENTO COMO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DOCENTE: O CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

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Title: ÁREAS DE CONHECIMENTO COMO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DOCENTE: O CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Author: Almassy Júnior, Alexandre Américo; Lhano, Marcos Gonçalves
Abstract: Com a Lei 9.394/1996 que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Brasil, as universidades públicas federais obtiveram autonomia para definirem sua estrutura organizacional administrativa. A partir disto, e principalmente com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) criadas durante o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), estas passaram a reorganizar a estrutura departamental obrigatória a fim de se obter modelos mais produtivos e menos burocráticos. Com a criação da UFRB em 2006, esta foi constituída por Centros de Ensino e seus docentes organizados nas denominadas Áreas de Conhecimento. Neste trabalho apresenta-se o processo de reorganização das áreas no CCAAB, que estavam em vigor desde a sua criação, e seu resultado. Este estudo foi realizado em 2014 junto aos Coordenadores de Áreas (antigos e atuais), por meio de questionário estruturado aplicado via eletrônica, constituindo assim um estudo de caso de cunho avaliativo. Foram identificados problemas e avanços na concepção das Áreas e de sua reestruturação. Constatou-se que os Coordenadores consideram a Área uma estrutura eficaz, mas que deve ter ainda redefinido seu posicionamento na estrutura administrativa da universidade, principalmente no que tange aos fóruns decisórios.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131898
Date: 2014-12-05


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