GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Mostrar registro completo

Título: GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Autor: Uliano, Valdete Freitas
Resumo: O presente estudo situa-se no campo da Gestão do Conhecimento, consistindo numa pesquisa qualitativa e descritiva, que teve como objetivo geral constatar a Função da Educação na Sociedade Atual. Para tanto, tornou-se imprescindível discorrer sobre a história da Educação, a partir das sociedades primitivas, por ser este o registro mais antigo que a história do homem já pode acessar, até as tendências educacionais mais contemporâneas, procurando relacionar essa história com a Sociedade correspondente, às épocas determinadas. A pesquisa desenvolveu-se por meio de referencial teórico, além de entrevistas a atores ligados a comunidade da região estudada. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com os objetivos esperados, a Educação é a maior responsável em preparar cidadãos para atuarem na sociedade a que pertencem. , pois o objetivo da nova proposta para a educação, segundo alguns autores pesquisados, é o de desenvolver a capacidade do sujeito para abordar situações complexas, analisá-la e tomar uma decisão em busca de uma solução. E ainda, considerando a crescente e rápida evolução das tecnologias de informação, a escola teria que rever sua atuação em função dessa nova realidade social e, estimular uma consciência crítica na preparação do cidadão visando assim, a transformação dessa sociedade tão excludente, em uma sociedade com Justiça Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131882
Data: 2014-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2014-234.pdf 598.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar