Abstract:
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A crescente expansão do ensino superior nas últimas décadas, relaciona-se de forma notória, à relevância das instituições de ensino superior no contexto acadêmico e social. Para se tornarem atuantes no mercado, ressalta-se a necessidade de uma gestão estratégica vinculada às necessidades e expectativas das partes ou grupos interessados, os chamados stakeholders. Objetiva-se com a pesquisa em questão, analisar quais são os stakeholders que possuem participação ativa e por sua vez, impactam a gestão estratégica de uma organização universitária. A instituição de ensino superior analisada é uma instituição privada, católica e comunitária. A pesquisa por sua vez, caracteriza-se como qualitativa e exploratória. Os dados foram investigados e coletados por meio de uma pesquisa de campo, estudo de caso e entrevista não estruturada. A população da pesquisa foi composta pelos gestores responsáveis pela gestão estratégica, sendo eles ocupantes da reitoria e pró reitorias. Foram identificados quatro grupos de stakeholders chave: a mantenedora, os docentes, os discentes e por último, a administração superior composta pelo reitor, vice reitor e pró reitores. O estudo revela que a Universidade, por sua complexidade, pluralismo de interesses e ambiguidade de objetivos tem nesses fatores elementos que impactam fortemente a gestão estratégica. Os stakeholders chave, como grupos de interesse, possuem participação direta e indireta fundamentais no processo de elaboração do plano estratégico, nos objetivos, nas práticas estratégicas e na busca de legitimidade junto a sociedade. |