PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA A REFLEXÃO SOBRE A CONDUÇÃO PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

DSpace Repository

A- A A+

PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA A REFLEXÃO SOBRE A CONDUÇÃO PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Show full item record

Title: PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA A REFLEXÃO SOBRE A CONDUÇÃO PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Author: Santos, Adilson Pereira dos; Dias, Hermelinda Gomes; Machado, Mônica Versiani
Abstract: A preocupação com a avaliação da e na universidade é antiga, remonta à sua origem como instituição. Avalia-se a universidade tanto em atendimento ao compromisso de prestação de contas à sociedade quanto visando ao monitoramento de suas ações para eventuais correções de rumos. A década de 1990 marca um período de muitos questionamentos quanto à eficiência e à eficácia das universidades públicas brasileiras, reflexo do ideário neoliberal, segundo o qual se aplicava um volume expressivo de recursos nesse nível de escolarização. Foi nesta conjuntura, que em 1995, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) implementou o Sistema de Avaliação das Disciplinas da Graduação, no âmbito do Programa de Avaliação Institucional, agregado ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub). A Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação da Ufop foi criada no ano de 2011, como resultado da reformulação do sistema de avaliação das disciplinas, tendo como foco o levantamento de dados relevantes sobre a condução pedagógica dos cursos de graduação oferecidos na instituição. Este trabalho apresenta a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação: sua concepção, propósitos, metodologia e os encaminhamentos de seus resultados.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131845
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-200.pdf 427.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar