Abstract:
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O presente artigo busca dialogar e refletir sobre a gestão da informação e a gestão do conhecimento com vistas a oferecer contribuições para os trabalhos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nos últimos anos, as sociedades convivem com transformações cada vez mais rápidas nas suas formas de interagir e de trocar informações e conhecimentos. Nesse sentido, a questão aqui discutida se refere a como promover a gestão sistemática e permanente das informações e dos conhecimentos educacionais no Inep, órgão com mais de 75 anos dedicados à pesquisa, organização, catalogação, preservação e gestão de informações e conhecimentos educacionais. Com a finalidade de desencadear reflexões que possam convergir em perspectivas de ações, o recorte da pesquisa considera o Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), desde seus fundamentos de constituição histórica, lançados na década de trinta, até a época atual, como unidade orgânica em relação às outras do Inep. O trabalho evidencia que, apesar das contingências sofridas pela instituição, a história do Inep se configura, sobretudo, como uma história construída com o compromisso de pessoas que deram respostas aos desafios de cada época ao dialogar com a sociedade por meio de informações e conhecimentos educacionais confiáveis, válidos e relevantes para a melhoria da educação brasileira. |