Abstract:
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O objetivo deste artigo foi socializar o trabalho desenvolvido durante a estruturação de uma Secretaria Executiva ao longo da implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na região do pampa gaúcho. Essa universidade foi criada pela Lei nº 11.640/2008, com a finalidade de atender as cidades da fronteira-oeste e metade sul do Rio Grande do Sul. A metodologia empregada para este artigo foi de consulta aos documentos que regulamentam a Instituição, tais como, a Lei nº 11.640/2008, o Estatuto e o Regimento da UNIPAMPA. Além disso, consultou-se o arquivo digital da Secretaria Executiva, bem como alguns setores da Universidade para obter informações sobre cursos e servidores. Como resultados, observou-se que, no geral, o maior volume de documentos oficiais são os que envolvem a vida funcional do servidor/candidato, pois a Universidade encontra-se em período de nomeação e posse de novos servidores. Atualmente, a Universidade conta com 62 cursos de Graduação, 10 programas de Pós-Graduação (6 Mestrados Acadêmicos, 4 Mestrados Profissionais, 1 Doutorado) e um total de 10357 alunos matriculados (semestre 2014/1). Devido a esses números, a emissão de documentos oficiais em seis meses é quase o total de documentos emitidos no primeiro ano de existência da universidade. |