A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA

DSpace Repository

A- A A+

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA

Show full item record

Title: A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÃO DA PRÁTICA SOBRE A PRÁTICA
Author: Pires, Francisco José
Abstract: Esta pesquisa desenvolveu estudos, e analisou as metodologias de trabalho implementadas pelos professores, com vistas à ressignificar o processo ensino e aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens. Realizamos investigações a partir de estudos bibliográficos e aplicação de oficinas, analisando as práticas e a intervenção do professor no processo ensino e aprendizagem. Foi feita uma caracterização global dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas pesquisadas, contextualizando a qualidade das aprendizagens, o que contribuiu para se desenhar o perfil dos alunos. Identificou-se as tendências das abordagens conceituais vigentes e predominantes, pressupostos teóricos, temáticas privilegiadas, preocupações centrais e principais lacunas do conhecimento sobre o papel social da educação para formar cidadãos autônomos, éticos, críticos e solidários. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas diversas oficinas pelos alunos, com o objetivo de refletir sobre suas práticas e ressignificá-las nos sentido de apropriação da concepção crítico-reflexiva, na perspectiva da melhoria da qualidade das aprendizagens na formação docente, numa reflexão da prática sobre a prática. O trabalho teve como objetivo contribuir com os acadêmicos, na compreensão de como desenvolver a competência leitora e escritora dos estudantes, utilizando as diferentes linguagens, reelaborando aspectos da própria vida social. A relação Arte-Educação foi o paradigma que alicerçou a concretização da pesquisa.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131809
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-178.pdf 240.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar