Abstract:
|
Este artigo analisa o fórum, ferramenta que faz parte do aprendizado por computador baseado na web, em cursos a distância. Fórum é uma estrutura de dissertação onde cada comentário fica gravado e publicado acima do anterior. A análise apresentada baseia-se em um questionário respondido por alunos e tutores. Os dados foram quantificados e apresentam informações como interesse em participar dos fóruns, tempo dedicado à atividade, participação de professores e tutores, intervenções, redirecionamentos, pontos positivos e negativos na utilização do fórum. A metodologia possui características exploratória e descritiva, pautada pela aplicação de questionários a alunos, professores e tutores. Os resultados mostram que tanto tutores quanto alunos têm pouco conhecimento sobre como utilizar e aproveitar todas as máximas possibilidades de aprendizagem que o fórum permite. Ao final comprova-se que os atores desse processo, sejam, professores, tutores ou alunos não utilizam o potencial disponível da ferramenta, mais por desconhecimento da mesma do que por falta de oportunidade ou disponibilidade ao seu uso. |