Abstract:
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O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise crítica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e seus subsistemas. Esta pesquisa pode ser classificada quanto ao raciocínio como dedutiva de natureza aplicada, caracterizada pela abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Para atingir seus objetivos este estudo foi realizado por intermédio da compilação das informações bibliográficas, nas quais foram consultadas dissertações, teses, livros, artigos e revistas científicas, além de sítios da rede mundial de computadores. Como resultado do estudo, constatou-se um sistema de avaliação do ensino superior voltado para a qualidade de ensino no país, o qual é constituído de uma diversidade de regras, instrumentos e finalidades de avaliações. Por meio desse estudo evidenciou-se que existe a necessidade de uma avaliação que retrate de forma mais adequada à situação atual dessas instituições, isto é, não seja fracionada, leve em consideração identidade institucional e o seu entorno social e a diversidade do sistema, seus pontos fortes e fracos, a fim de se construir um caminho de mudanças e transformações em prol da comunidade acadêmica e de toda sociedade. |