Abstract:
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A dinâmica da Educação Superior sofre interferências políticas, econômicas e financeiras, acompanhada por uma avaliação constante do Ministério da Educação. Diante desta realidade, o artigo tem como objetivo identificar o perfil dos coordenadores de cursos das quatro unidades do Grupo Estácio/Natal, além de fatores que podem melhorar a relação destes profissionais com seus diretores, docentes e alunos. A pesquisa realizada neste artigo pode ser classificada como tendo uma abordagem quantitativa, com objetivos exploratório- descritivos. O processo de levantamento de dados deu-se através de uma entrevista pessoal, cujo instrumento tinha como foco identificar o perfil do coordenador, o perfil do empreendedor, as dimensões da atividade do coordenador e, ainda, as dificuldades e possibilidades que impactam no desenvolvimento do empreendedorismo na gestão dos cursos. Para a análise dos dados coletados optou-se pela estatística descritiva. Como resultado do estudo espera-se auxiliar as IES pesquisadas no sentido de superar desafios através da promoção de uma gestão estratégica e de inovação dos cursos com foco na implantação de uma nova visão do coordenador de curso, como profissional que saiba equilibrar as habilidades de gestão e pedagógicas, inovando com competências empreendedoras. |