Abstract:
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O presente paper é resultado de uma pesquisa do Grupo de Pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão no Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O artigo faz uma análise da leitura de dez projetos pedagógicos de Instituições de Ensino Superior do Brasil, das quais 05 (cinco públicas) e 05 (cinco) privadas, que se constitui em função de um referencial teórico centrado na perspectiva de compreender os desafios enfrentados pelas IES para empreenderem uma gestão acadêmica eficaz e transparente, no contexto do marco regulatório do INEP. Foram considerados também com a mesma intensidade os documentos lançados pelo INEP como subsídios para regular todas as avaliações das Instituições de Ensino Superior, quer seja do ponto de vista institucional, quer seja da avaliação de curso. A reflexão que nos ocupa constrói-se a partir de um trabalho de revisão bibliográfica e análise de dados, que toma dimensão à medida que comparamos os projetos pedagógicos implantados pelas IES no sentido de atender as demandas para a realização de uma gestão acadêmica eficiente e eficaz. Este trabalho vislumbra contribuir nesse sentido e, portanto ampliar o estudo nesta área, estimulando a reflexão de outros pesquisadores. |